Vagas de emprego no Brasil e no mundo, vale a pena conferir.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sistema Nervoso Autônomo

       O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é composto por duas porções distintas: Simpático e Parassimpático, cujas ações são antagônicas. Estas duas vertentes atuam normalmente em simultâneo sendo do equilíbrio entre a força de ação de cada uma delas (tônus) que nasce a extrema capacidade regulatória do SNA, essas ações estendem-se a diversos domínios biofisiológicos do nosso organismo, incluindo o débito sanguíneo pelos tecidos.

      Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.
  • SNP autônomo simpático: De modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático.

  • SNP autônomo parassimpático:  Estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.





6 comentários:

  1. gostei deste texto sobre sistema nervoso muito interessante ...vcs do blog estao nos ajudando bastante e como sempre desde o primeiro texto me instruindo cada vez mais...flw...

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante as funções do SN simpático e parasimpático.
    O blog tem evoluído muito com postagens utéis como essa....

    ResponderExcluir
  3. ESte blog tem sido uma ótima fonte de estudo, é sempre bom buscar novidades no ramo de educação!

    ResponderExcluir
  4. Esse blog é uma mini aula de Fisiologia. Conhecer o funcionamento do nosso corpo é espetacular, nos não somos perfeitos, mas nosso corpo e seu funcionamento é.....
    Parabéns pessoal do blog, continuem assim

    ResponderExcluir
  5. A palavra chave é: "interatividade usada com responsabilidade". O espaço está me ajudando muito.

    Obrigado mesmo !!

    ResponderExcluir