Vagas de emprego no Brasil e no mundo, vale a pena conferir.

sábado, 24 de outubro de 2009

Potencial de Ação

Quando a membrana de uma célula excitável realmente se excita, uma sucessão de eventos fisiológicos ocorrem através da tal membrana. Tais fenômenos, em conjunto, produzem aquilo que chamamos de Potencial de Ação.

Como pode uma membrana celular ser excitada?
Geralmente a excitação ocorre no momento em que a membrana recebe um determinado estímulo.
Tipos de estímulos: calor, frio, solução salina hipertônica ou hipotônica, ácidos, bases, corrente elétrica, pressão, etc.
Algumas células desencadeiam o Potencial de Ação sem a necessidade de receberem estímulos, devido a uma alta excitabilidade que as mesmas apresentam. Tais células são denominadas auto-excitáveis, e os potenciais por elas gerados são denominados de potenciais espontâneos.
Um típico pontencial de ação em uma típica célula excitável dura apenas alguns poucos milésimos de segundo, e pode ser dividido nas seguintes fases:

DESPOLARIZAÇÃO: É a primeira fase do potencial de ação.
Durante esta fase ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular.
Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula através de sua membrana, por um processo de difusão simples.
Como resultado do fenômeno citado acima, o líquido intracelular se torna com grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.
O potencial de membrana neste período passa a ser, portanto, positivo.

REPOLARIZAÇÃO: É a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização.
Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (devido ao excesso de cargas positivas encontradas neste período no interior da celula e à maior concentração de potássio dentro do que fora da célula).
Enquanto isso ocorre, os íons sódio (cátions) que estavam em grande quantidade no interior da célula, vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba de sódio-potássio.
Tudo isso faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior da mesma).


REPOUSO: É a terceira e última fase: É o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada.
Nesta fase a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais. O potencial de membrana celular retorna ao seu valor de repouso.
Todo o processo descrito acima dura, aproximadamente, 2 a 3 milésimos de segundo na grande maioria das células excitáveis encontradas em nosso corpo.


CLIQUE NO DESENHO ACIMA PRA VER SUA MOVIMENTAÇÃO


12 comentários:

  1. O texto foi muito claro, fantástico, e a imagem em movimento acabou de completar todo o entendimento que o texto me proporcionou. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal demais essa movimentação...
    fica tudo mais claro e de fácil interpretação..

    ResponderExcluir
  3. O blog de vcs está cada dia melhor,
    a ilustração é um tempero a mais que faz toda a diferença...
    parabéns pessoal

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, o blog a cada dia que passa fica mais informativo e criativo. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. É bom ver jovens como vcs, terem tal disposição para criarem um blog que seja voltado para a Educação, o ensino tá precisando de pessoas assim...
    Parabéns e continuem assimm

    ResponderExcluir
  6. Ainda não estou na faculdade, mas gostei muito das postagens de vocês, essa matéria parece ser muito interessante..
    Parabéns a vcs

    ResponderExcluir
  7. Vamos lá ver se eu entendi!!
    A membrana celular possui um potencial de
    movimentação, num tecido excitável que
    atua como sinal elétrico e que se propaga!
    O potencial de membrana é a diferença de
    carga elétrica entre o exterior e o
    interior da membrana celular que varia
    em três de acordo com estado do corpo,
    essa movimentação ocorre de forma rápida
    e praticamente imperceptível !
    Bacana muito instrutivo o blog gostei
    aprendi de forma rápida e simples um
    pouco mais sobre biologia!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessa movimentação.
    Continue sempre assim mostrando visualmente a todos aquilo que as vezes não conseguimos captar somente ouvindo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá equipe, parabéns pela iniciativa de troca de conhecimento, adorei a iniciativa. Continuem nesse caminho. Gostaria de informações sobre como anda o desenvolvimento da vacina da gripe suina ? Contágio e etc... Obrigado e Parabéns. Wander.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente quero parabenizar a todos pela iniciativa e desejar muito sucesso, o blog de vcs está perfeito e ajuda bastante. Queria pedir a ajudar de vcs, tem dois dias que to pra quebrar a cabeça pesquisando sobre um assunto e espero que possam me ajudar, lá vai: Queria saber qual é a pressão minima da ampola retal que leva o individuo a evacuar?? Espero que possam me ajudar. Desde já muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  12. Cláudio estamos pesquisando sua pergunta para obter uma resposta correta e com fontes seguras.

    ResponderExcluir