Vagas de emprego no Brasil e no mundo, vale a pena conferir.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fisiologia Celular

TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA CELULAR

Muitas das substâncias (gases, íons, açucares e etc) dissolvidas em nosso compartimento intracelular (interior da célula) ou extracelular (exterior da célula) podem atravessar a membrana celular e passar de um compartimento a outro.
Existem várias formas através das quais as diversas substâncias podem atravessar a membrana celular. As principais e mais conhecidas são:

DIFUSÃO SIMPLES = Neste tipo de transporte a substância passa de um meio a outro (do intracelular para o extracelular ou virse e versa) simplesmente devido ao movimento aleatório e contínuo da substância nos líquidos corporais, devido a uma energia cinética da própria matéria.

DIFUSÃO FACILITADA = Neste tipo de transporte a substância se utiliza também de seus movimentos aleatórios e contínuos nos líquidos corporais e passa também de um lado a outro da membrana celular, porém neste caso a substância se dissolve e passa através da membrana celular ligada a uma proteína carregadora específica para tal substância, encontrada na membrana celular.

TRANSPORTE ATIVO = Neste tipo de transporte a substância é levada de um meio a outro através da membrana celular por uma proteína carregadora que é capaz, inclusive de transportar esta substância contra um gradiente de concentração, de pressão ou elétrico. Para tanto, o carregador liga-se quimicamente à substância a ser transportada através da utilização de enzima específica, que catalizaria tal reação.

10 comentários:

  1. e ai galera...blz
    aqui adorei este texto sobre difusao simples,difusao facilitada e tals...ta sendo de grande ajuda e muito estrutivo para nos estudantes...flw

    ResponderExcluir
  2. muito bom! o texto nos passa com clareza o assumto abordado e nos serve de ajuda para buscar mais material de estudo sobre o tema!!!

    ResponderExcluir
  3. O blog está excelente, os textos são de fácil interpretação.

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando o conteudo do Blog esta sendo de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  5. oi, tambem gostei muito do blog,aproveitando a oportunidade,dúvidas de biologia?
    1-De que maneira o grande volume de sangue contribui para a produção de energia nas células do encéfalo humano?
    2-Por que quando o girino vira sapo sua concentração de uréia aumenta e amônia diminue? Como ocorre?
    3-Por que as pessoas sentem sede quando estão de ressaca? Justifique
    4-quais celulas tendem a ser mais angulosas, animais ou vegetais? Qual a explicaçao para tal tendencia?
    obrigado, um abraço

    ResponderExcluir
  6. primeira vez que comento aki, adorei o blog, nao sou mto bom em bio, mais quando tiver uma pergunta ou pintar uma duvida vou postar aki.. parabens

    ResponderExcluir
  7. RESPOSTA PARA TONY

    1-Para ser produzida a enérgia(ATP), será necessário o oxigênio. O sangue é responsável por levar o oxigênio para todo corpo, logo "quanto mais sangue mais energia. "

    2-Porque a Ureia é uma excreta(substância) nitrogenada menos tóxica do que a amônia. Quando o girino está no meio aquatico, existe muita água para dissolver a amônia, e torna-la menos tóxica. Quando o girino vira sapo, ele viverá na terra, e terá menos água ao seu redor, logo seria mais vantajoso usar um excreta que necessita de menos água para ser dissolvida, que no caso é a amônia.

    3- Porque o álcool inibe a ação do hormônio ADH, que é responsável pelo aumento da absorção de agua, em outras palavras, o álcool ajuda a pessoa a perder agua, principalmente, através da urina.

    4-CÉLULA VEGETAL e CÉLULA ANIMAL
    Célula vegetal: formato prismático, com parede celular e plastos. Não possuem lisossomos nem centríolo, os vacúolos são grandes e em pequena quantidade (vacúolos de suco celular).

    Célula animal: geralmente arredondadas, sem parede celular nem plastos. Apresentam lisossomos, os vacúolos são pequenos e em grande quantidade (vacúolos digestivos e pulsáteis).

    ResponderExcluir
  8. muito interessante esse texto, e quem escreveu , conseguiu explicar perfeitamente como funciona, porque eu que nao entendo muita coisa entendi mais ou menos.....
    gostei...

    ResponderExcluir
  9. adorei o blog ajuda muito
    tirar as duvidas ...

    ResponderExcluir